09/01/2009

Alternativa para Recuperar Arquivos / Documentos Deletados do HD

Eu tenho o hábito de digitar "shift + del" para apagar arquivos do meu PC. Desta maneira, ele é eliminado sem parar na lixeira, assim, não me preocupo em esvazia-la. Entretanto, houve vezes em que precisei reaver um arquivo apagado e não pude restaurá-lo através dela. Além disto, é bem comum a perda de arquivos quando é preciso formatar o Sistema. Nessas horas, podemos contar com alguns programas para recuperar parte ou todo o conteúdo removido.

O "Restoration" é um programa extremamente pequeno, funcional e dispensa instalação. Com ele, consegui recuperar alguns arquivos excluídos há meses.

Como proceder:
Após executar o programa, escolha o disco que deseja procurar por arquivos apagados, querendo, digite o nome ou terminação do arquivo e clique para pesquisar; Ao término, clique em Restore para restaurar o arquivo selecionado.

É importante indicar outra unidade de armazenamento, para salvar o arquivo que está preste a ser restaurado. Isto evita que outros arquivos sejam sobrescritos, impossibilitando sua recuperação total ou parcial.
Entenda que, ao deletar um arquivo, o mesmo continua armazenado no disco. Apenas tem seu caminho renomeado, permitindo ao sistema sobrescreve-lo quando preciso. Isto nos permite encontrar arquivos deletedos que não foram sobrescritos.

Existem outros programas do gênero, bem como o "Recuvan", que possui uma interface mais elaborada e também pode lhe agradar.





5 comentários:

... disse...

Opaaa eae blz ???
Alguns dias atras postei um parecido no meu blog ... o Recuva ..
Sempre bom ter um desses pra emergencia ...

http://www.technews.vai.la/

Caio Cipriano disse...

boa, sempre perco arquivo quando vo formatar o pc

Animesubers disse...

Perder dados é um baita inconveniente mesmo, já rolou varias vezes comigo.

òtimo post.

http://animesubers.blogspot.com/

Anônimo disse...

esse aí recupera documentos do word no formato docx?

Deus sobre todas as coisas. disse...

Sim james. O arquivo é encontrado caso não tenha sido sobrescrito. Você pode escrever a terminação do arquivo para filtrar a pesquisa. Ex: .jpg, .txt, .exe.